Tudo Sobre a Alta Costura!

Hoje vamos te contar tudo sobre o segmento mais exclusivo e luxuoso da moda: a Alta Costura.

Você irá entender o que define esse segmento, quanto custa, quem compra, e, o mais intrigante, quais as casas que realmente fazem Alta Costura e as regras rigorosas que devem cumprir!

A primeira marca de Alta Costura surgiu no ano de 1858 em Paris, criada pelo estilista inglês Charles Frederick Worth. O qual inovou o mundo da moda ao criar peças sob medida, e, figuras importantes da aristocracia e classes privilegiadas deram início a sua clientela.

O que é? 

A Alta Costura é a moda exclusiva, feita totalmente à mão, com materiais de alta qualidade e técnicas centenárias.

O segmento é definido pela Federação de Alta Costura e da Moda, encarregada de administrar toda a indústria da moda francesa e os seus desfiles.

O termo Alta Costura se tornou legalmente protegido e atribuído  por uma comissão específica vinculada ao ministério da indústria da França em 1945.

E, a partir daí, o termo só pode ser usado pelas casas que receberam essa nomeação do Ministério, e, que cumprem todas as seguintes regras:

  • Ter ateliê em Paris
  • Empregar ao menos 20 funcionários em tempo integral
  • Produzir peças sob encomenda e sob medida para clientes exclusivas com ao menos uma prova de roupa
  • Apresentar as suas coleções publicamente duas vezes no ano, com no mínimo 50 looks

Apenas as marcas que seguem as seguintes regras fazem Alta Costura, e, por muitas pessoas não saberem disso, o dia o termo é constantemente usado de forma incorreta.

Quanto custa? 

Bom, para começar a alta-costura tem a ver com técnica, história e tradição, e não com preço.

Além do valor também não é ser uma preocupação para a clientela da Alta Costura, afinal, elas sabem que fatores como exclusividade, técnicas handmade, ornamentos sofisticados e todo o processo por trás desse segmento têm grande influência no preço da peça, que pode facilmente alcançar a casa dos milhões.

 

Foto: Vogue Schiaparelli Spring 2024 Couture

Quem compra? 

A Alta Costura não é um segmento com uma clientela alta, estima-se que existam cerca de 4 mil clientes no mundo!

A maioria são mulheres que prezam pela exclusividade, autenticidade, atendimento personalizado, sofisticação de materiais, e, claro, apaixonadas por moda!

Mas, afinal, quem realmente faz Alta Costura?

Uma lista atualizada de 2024, trouxe no total 15 casas que fazem Alta Costura, sendo elas: Adeline André, Alexandre Vauthier, Alexis Mabille, Bouchra Jarra, Chanel, Christian Dior, Franck Sorbier, Giambattista Valli, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Julien Fournié, Maison Margiela, Maison Rabih Kayrouz, Maurizio Galante, Schiaparelli e Stéphane Rolland.

Durante a semana de Alta Costura, alguns membros correspondentes, Giorgia Armani Privé e a libanesa Ellie Saab também participaram. Apesar de não serem sediados na França, eles são autorizados a participar do evento por terem compromissos e práticas similares ás das marcas de Alta Costura.

Foto: Vogue Maison Margiela Fall 2022 Couture

Qual a importância da Alta Costura para as Maisons? 

É importante ressaltar que Alta Costura representa uma pequena porcentagem das vendas das marcas, sendo então um segmento que não rende grandes lucros, mas sim visibilidade às casas!

E, por isso, os tapetes vermelhos são essenciais para o sucesso e destaque a Alta Costura, sendo eles a melhor e maior vitrine para esse segmento!

Dua Lipa no tapete vermelho mais famoso do mundo, o Met Gala, usando um vestido Alta Costura Chanel de 1992.

Foto: Getty Images

A Alta Costura representa no mundo da moda, a liberdade e a capacidade criativa dos grandes estilistas de cada marca, e ainda manter viva a técnica e métodos centenários!

Além disso, também existe a questão do status, afinal marcas que são denominadas Alta Costura possuem um prestígio ainda maior, algo que é fundamental no mercado de luxo.

Foto: Pinterest

A Semana da Alta Costura:

É a responsável por abrir o calendário internacional das diferentes semanas de moda.

A Semana da Alta Costura ocorre sempre em Paris e geralmente é mais curta do que as outras, tendo duração de 3 a 4 dias, duas vezes no ano antes da coleção prêt-a-Porter.

Os desfiles mesclam moda, performance, arte e glamour!

Foto: Vogue Chanel Spring 2016 Couture

Desfile Schiaparelli Fall 2024 Couture

A última semana de Alta-Costura ocorreu dia 24 e 27 de junho, e uma maison que teve destaque foi a Schiaparelli.

A coleção The Phoenix ganhou esse nome em homenagem à fundadora da marca, Elsa Schiaparelli, que era conhecida por ter o talento de se reinventar na moda.

O desfile foi um verdadeiro espetáculo e contava com cenário sombrio, melancólico e sofisticado. Quanto aos looks, foi possível observar vestidos estruturados, corsets e diferentes texturas que faziam referência ao tema da coleção.

Foto: Vogue Schiaparelli Fall 2024 Couture

Foto: Vogue Schiaparelli Fall 2024 Couture

Bom, com esse conteúdo esperamos que você tenha entendido o porquê deste segmento ser tão exclusivo, aclamado e prestigiado dentro do mundo da moda! Nós somos apaixonadas pela Alta-Costura e esperamos ansiosamente pelos seus desfiles anuais!

Escrito por Maria Clara Emerim.

Oops, produto indisponível :( Entre na lista de espera. Nós iremos te enviar um email notificando quando o produto retornar para nosso estoque.