O fim de uma era da Maison Valentino, o que esperar a partir de agora?

Hoje, vamos falar sobre a Maison Valentino, uma das marcas mais desejáveis e queridinhas aqui do Desape! Fundada no ano de 1959 por Valentino Garavani, conhecido no mundo da moda como “o rei do chique”. Desde então, a grife faz sucesso no mercado de luxo. 

Valentino é uma das maisons mais tradicionais da moda italiana, e possui um estilo único, sofisticado, elegante e glamoroso.

Recentemente, a marca passou por algumas mudanças devido à troca de diretores criativos, deixando os seus fãs curiosos para saber o que esperar de novo nas próximas coleções!

Pierpaolo Piccioli deixou a direção criativa da grife italiana, após 25 anos de trabalho, o que significou para muitos, o fim de uma era.

O estilista começou na marca em 1999, para desenvolver uma linha de acessórios e, em 2016, assumiu o cargo de único diretor criativo. 

O seu sucesso, como diretor da marca, vem desde o seu primeiro desfile solo, da coleção de alta-costura Primavera/Verão 2018.  As peças eram atemporais, românticas e sofisticadas. A coleção foi tão amada e admirada no mundo da moda, que levou o italiano a ser eleito o melhor estilista do ano na The Fashion Awards 2018.

Outro de seus desfiles mais inesquecíveis, foi o da coleção de inverno 2022, marcado pelo tom de rosa, quase pink, desenvolvido pelo estilista. A maioria dos looks eram monocromáticos e de alfaiataria, com diferentes silhuetas, texturas e bordados. Mais uma vez, a coleção foi um sucesso entre as fashionistas, sendo um dos pontapés para a tendência do Barbiecore, e elegendo ele, novamente, em 2022, o melhor estilista do ano.

O CEO da Valentino, Jacopo Ventirunai, agradeceu ao italiano pelos seus anos de trabalho na Maison. “Estou grato a Pierpaolo pelo seu papel como diretor criativo e pela sua visão, compromisso e criatividade que trouxeram a Maison Valentino ao que ela representa”, disse ele.

Pierpaolo definitivamente fez história dentro da grife italiana, ele foi responsável por rejuvenescer a Valentino, e tornar a marca ainda mais desejável, com coleções criativas, autênticas e inovadoras que mantinham a elegância da marca. De fato ele vai deixar saudades!

Os fãs da grife acreditam que será difícil achar alguém para substituir Pierpaolo Piccioli e o seu trabalho impecável para Maison Valentino.Porém a marca não perdeu tempo, e anunciou, semana passada, o icônico Alessandro Michele, como novo diretor criativo.

Alessandro deixou o cargo de diretor criativo da Gucci em 2022, após 20 anos de trabalho na marca.  

Ele assumiu o título de diretor master da casa em 2015, e foi responsável por triplicar as receitas da grife, se tornando um dos estilistas mais icônicos que já passaram pela Gucci.

Alessandro Michele é conhecido pelo seu estilo maximalista e suas “estranhezas”, ele defende muito a teoria de que o estranho é belo. Ele gosta de chocar o público, muitas vezes rompendo padrões e paradigmas da sociedade.

Para ele, suas criações funcionam para todos, não existem barreiras e limites de gêneros. O estilista foi capaz de revolucionar a Gucci, ao levar a ideia de gêneros fluidos, introduzindo a marca para um público mais jovem, e tornando-a sinônimo de desejo entre eles. 

Um dos seus desfiles mais marcantes, e também seu último para a grife italiana, foi da coleção de Primavera/Verão 2023, na semana de moda em Milão. A passarela foi dividida ao meio e 68 gêmeos desfilaram com o mesmo look. “Quando somos muitos, somos mais fortes”, disse o estilista, a mensagem que ele queria passar era da importância de possuir uma rede de apoio, uma mão segurando a outra. 

Os desfiles de moda de Alessandro Michele, para a Gucci, foram verdadeiras obras de arte! Além de designer de moda, ele é um fenômeno cultural. 

O próprio CEO da Maison Valentino já trabalhou com Alessandro e diz confiar nele para fazer um excelente trabalho. “Tenho certeza que a reinterpretação de alta-costura da Maison e do patrimônio criado pelo Sr. Valentino Garavani, combinada com a visão extraordinária de Alessandro, nos trará momentos de grande emoção e se traduzirá em objetos irresistivelmente desejáveis”

Alessandro diz que seu universo é de possibilidades infinitas e é dessa forma que ele enxerga a moda!

Eai, o que acharam dessa mudança da Maison Valentino?

Alguns fãs da grife temem a decisão, visto que os dois diretores têm estilos muito diferentes, e também devido à Valentino ser uma marca mais clássica, a qual pode não combinar com o maximalismo de Alessandro.

Porém por aqui, o Desape está aguardando ansiosamente a estreia de Alessandro Michele em Setembro, na semana de moda em Paris, com o desfile da coleção Primavera/Verão 2025!

XOXO, Desape Fashion. Logo voltamos com mais tendências, fofocas fashionistas, semanas de moda, luxo e tudo para vocês ficarem por dentro do mundo da moda!

Escrito por Maria Clara Emerim

Oops, produto indisponível :( Entre na lista de espera. Nós iremos te enviar um email notificando quando o produto retornar para nosso estoque.