Conheça os grupos que comandam o mercado de luxo!

Atualmente o mercado de luxo é comandado por dois grandes grupos, em primeiro lugar o LVMH e em segundo o Kering. E, juntos, os dois disputam por marcas consolidadas, novos talentos, designers e pela posição no ranking de empresas mais lucrativas.

Dentro do ramo da moda chamar atenção de alguns desses conglomerados é sinônimo de sucesso!

Hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre esse conglomerados de luxo e porque são esses os mais poderosos no mercado!

Grupo LVMH:

Foi criado em 1987 e é atualmente a maior holding do mercado de luxo no mundo! O seu portfólio é o único que conta com os cinco setores do mercado de luxo: moda e artigos de couro, vinhos e destilados, perfumes e cosméticos, relógios e joias e seletas lojas de varejo.

Sob o comando de Bernard Arnault, em 2023 o grupo se tornou a primeira empresa europeia a atingir o valor de mercado de US$ 500 bilhões.

O conglomerado engloba mais de 70 marcas. Sendo as principais: Louis Vuitton, Dior, Loewe, Fendi, Givenchy, Celine, Bulgari, Sephora e Moët & Chandon. Recentemente, o grupo também adquiriu a marca de joias norte-americana Tiffany & Co, com o objetivo de expandir para além das fronteiras europeias.

Grupo Kering:

A empresa foi fundada em 1962, porém só entrou para o mercado de luxo em 1999, ao comprar 42% do grupo Gucci.

O grupo conta com marcas de grande influência como Gucci, Balenciaga, Alexander McQueen, Saint Laurent e Bottega Veneta. Em 2023, eles também anunciaram a compra de 30% de participação na maison Valentino.

A empresa tem grandes responsabilidades em assuntos e projetos de sustentabilidade. Como parte desse compromisso, o grupo tem se destacado com as suas iniciativas em prol do meio ambiente.  Em 2021 eles anunciaram a decisão de banir dos seus produtos o uso de pele animal, uma atitude exemplar dentro da indústria da moda!

No ano seguinte, a empresa deu mais um passo inovador ao investir em uma startup que criaria o couro em laboratório. O material seria desenvolvido a partir de células tronco, criando couro com DNA animal, porém sem a presença de um.

Além disso, até 2050 o grupo busca zerar as emissões de CO2!

Existem também os grupos menores, como:

Grupo Prada: 

Foi fundado por Miuccia Prada e seu marido Patrizio Bertelli, as grifes Prada e Miu Miu são as responsáveis pelo sucesso do grupo. Além delas, participam também as marcas: Church’s, Car Shoe, Marchesi 1824 e Luna Rossa.

Capri Holdings:

Foi criada por Michael Kors em 1981. Fora a sua marca, o grupo conta com as famosas grifes Versace e Jimmy Choo.

Mayhoola:

A empresa do Catar consta no seu portfólio as marcas de luxo Balmain e Valentino.

Puig: 

Ao grupo espanhol pertencem as marcas Carolina Herrera, Rabanne, Jean Paul Gaultier e Dries Van Noten. Além das marcas de beleza Byredo e a queridinha do momento Charlotte Tilbury.

Richemont:

A empresa sueca conta com marcas de sucesso como: Cartier, Chloé, Van Cleef & Arpels, Montblanc e Alaïa.

OTB: 

O grupo foi fundado pelo CEO da Diesel e reúne marcas famosas do mundo da moda. Em destaque, a favorita do momento Maison Margiela.

E, você deve estar se perguntando a quem pertence as famosas grifes Chanel e Hermés! Bom, elas ainda são uma das únicas marcas que não estão incluídas em nenhum grupo, mantendo sua exclusividade e prestígio. Fora elas, um pouco mais jovem a marca Jacquemus, também continua de fora!

Se você gostou desse assunto e quiser saber um pouco mais sobre essa disputa entre conglomerados de luxo, o documentário Kingdom of Dreams, disponí­vel na HBO Max, te conta um pouco mais!

XOXO, Desape Fashion. Logo voltamos com mais tendências, fofocas fashionistas, semanas de moda, luxo e tudo para vocês ficarem por dentro do mundo da moda.

Escrito por Maria Clara Emerim.

Oops, produto indisponível :( Entre na lista de espera. Nós iremos te enviar um email notificando quando o produto retornar para nosso estoque.